Biografia de Osmar Bertacini é lançada em evento do CCS-SP

Durante Happy Hour do Clube, o jornalista Carlos Alberto Pacheco apresentou a obra, que narra a trajetória de uma das personalidades mais marcantes do setor.

“… e para quem não me conhece… meu nome é Osmar Bertacini – A trajetória de um ícone do mercado de seguros” é o título do livro do jornalista Carlos Alberto Pacheco, que narra a trajetória de uma das personalidades mais marcantes do setor de seguros. O livro foi lançado no dia 3 de dezembro, durante Happy Hour do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), no Circolo Italiano.

Carlos Pacheco

O famoso jargão “… e para quem não me conhece… meu nome é …, sempre precedia qualquer fala de Osmar Bertacini nos eventos do mercado de seguros. O livro refaz, em 90 páginas e oito capítulos, a vida pessoal e profissional de Bertacini, desde que deixou a pequena Palestina, no interior de São Paulo, em 1962, para estudar administração na capital paulista, até 2019, quando faleceu.

“Considerado a lenda viva dos seguros, Osmar atuou em diversas entidades do mercado, impulsionando suas atividades em várias áreas. Admirado por todos, deixou um legado aos mais novos: acreditar no trabalho e estabelecer laços de proteção social ao cidadão e à família”, diz o autor.

Segundo Pacheco, o livro não era para ser uma obra póstuma, já que foi iniciado com o aval e participação do próprio Bertacini, que concedeu diversas entrevistas à jornalista Marcia Kovacs. “Mas, o destino assim o quis de transformar memórias e lições de um homem que trabalhou muito e acreditou num ideal: o de propagar o sentido de proteção da vida em ampla escala”, registra o autor na contracapa do livro. Jornalista experiente, com mais de 30 anos de carreira, Pacheco é, atualmente, editor da Revista Insurance Corp.

O livro relata que a carreira de Bertacini no mercado de seguros começou naquele mesmo ano, em 1962, na Companhia Internacional de Seguros, na qual trabalhou por 22 anos. Na empresa, que foi o seu “único registro em carteira profissional”, como gostava de frisar, ele se apaixonou pelo seguro de vida e fez da defesa do ramo o seu ideal de vida. Em meados da década de 80, habilitou-se como corretor de seguros para atuar na Libra Corretora de Seguros.

Osmar Bertacini

Seu bom desempenho no curso e a boa oratória não passaram despercebidos do professor José Francisco de Miranda Fontana, que o convidou para lecionar. Esta atividade ele cumpriu por quase três décadas. Na Libra, atuou por seis anos até decidir, em fevereiro de 1991, criar a Humana Seguros, que hoje é uma das maiores assessorias de seguros do país.

O livro sobre Bertacini, que tem o selo da Editora Incremento, traz diversos depoimentos de amigos e admiradores. Um deles é o do ex-mentor do CCS-SP, Adevaldo Calegari, que não apenas trabalhou com Bertacini na CIS, mas também foi seu sócio na Humana Seguros. “Seus ensinamentos, sua alegria, sua força e vontade nos deixa um legado de fé e amor”.

Para adquirir o livro, solicitar pelo e-mail: redacao@insurancecorp.com.br

Texto: Márcia Alves | Foto: Carlos Cândido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s