Ex-mentor do CCS-SP assume curadoria de projeto sobre a história do seguro

Adevaldo Calegari está selecionando material para a série de documentários que contará a história do seguro no Brasil desde a fundação da primeira seguradora, em 1808.

Defensor da preservação da memória do seguro, o ex-mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), Adevaldo Calegari, assumiu, recentemente, a curadoria de um projeto que pretende, justamente, resgatar e registrar a história do seguro no país em uma série de documentários. O projeto, batizado de Cuida-me, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e conta com os incentivos fiscais da Lei Rouanet para a captação de recursos.

Além de Calegari, o projeto tem à frente outros nomes conhecidos do mercado, como o ex-presidente da CNSeg, Marcio Coriolano, o economista da área de seguros, Francisco Galiza, e o jornalista da mídia especializada de seguros e produtor de vídeos, Paulo Alexandre. O projeto Cuida-me será composto por sete documentários de 1 hora cada e seu lançamento, previsto para junho deste ano, será precedido por palestras e exposição de fotos históricas do seguro.

Segundo Calegari, o Cuida-me também será levado às escolas, com o apoio do MEC, atingindo desde o ensino fundamental até os cursos superiores de pós-graduação. Para tanto, um profissional da educação ingressou, recentemente, no projeto, para adaptar o material para divulgação em sala de aula. “Um setor pujante como o de seguros, que responde por 8% do PIB, e que devolve recursos à sociedade, precisa ter a sua história registrada”, diz.

Memória do seguro

Ainda na fase de coleta de material, Calegari tem recebido preciosidades históricas, como cartas-patente de seguradora antiga, apólices do século passado e fotos de grandes sinistros e de acervos familiares e outros materiais. Em março, ele enviou mensagem para diversos profissionais, incluindo os associados do CCS-SP, solicitando envio de material para o e-mail calegari@progettocor.com.br. “Vasculhem as gavetas, arquivos, memórias e vejam quantas coisas boas e interessantes vocês têm”, registrou.

A série de documentários do projeto Cuida-me será dividida em períodos da história do seguro, começando pela fundação da primeira seguradora, a Companhia de Seguros Boa-Fé, em 1808, pela família real portuguesa. Além dos fatos históricos que marcaram a trajetória do seguro, também haverá depoimentos de profissionais do setor sobre a iniciativa. Um deles, será o do mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca, que tem manifestado seu apoio ao projeto.

O lançamento do projeto Cuida-me será realizado, segundo Calegari, nas dependências da Escola de Negócios e Seguros (ENS), em São Paulo, com a apresentação diária de cada documentário. Como apoiadora institucional, a ENS também cedeu espaço para a exposição de fotos históricas e o auditório para a realização de palestras e debates.

“Lutei a vida toda pela recuperação de fatos históricos e pela preservação da memória do nosso setor, que é tão importante na vida dos brasileiros. Agora, estou feliz por ter a chance de colaborar com esse trabalho que perpetuará a história do seguro e servirá de referência para as futuras gerações”, diz Calegari.

Texto: Márcia Alves

Deixe um comentário